Sempre acontece a situação em que um concurseiro chega pela primeira vez em uma avaliação de títulos sem saber a diferença entre ISSN e ISBN. Diante disso, este texto tem como objetivo sanar essa dúvida.
> O que é um ISBN?
Assim como as pessoas, os livros também precisam de um RG, para serem devidamente identificados e catalogados. O ISBN é o “RG do livro”, porém é melhor que um RG, porque é um número internacional, reconhecido em mais de duzentos países. De acordo com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia:
“O ISBN - International Standard Book Number - é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras linguísticas e facilita a sua circulação e comercialização. O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, que orienta, coordena e delega poderes às Agências Nacionais designadas em cada país. A Agência Brasileira, com a função de atribuir o número de identificação aos livros editados no país, é a Câmara Brasileira do Livro, a representante oficial no Brasil.”
Para seu livro ser reconhecido como tal, deve ter ISBN, bem como a ficha catalográfica correspondente. Sem isso, sua publicação pode estar vulnerável e não ser reconhecida em concursos públicos.
A Editora Juriscoffee é cadastrada na Câmara Brasileira do Livro e pode solicitar a emissão do ISBN e ficha catalográfica na qualidade de Editora de Livros.
Exemplo de ISBN da Editora Juriscoffee: 978-65-85883-61-0
> O que é um ISSN?
O ISSN não pode ser confundido com o ISBN, tendo em vista que é o “RG da revista científica” em que são publicados artigos científicos. Toda revista ou periódico científico deve ter um ISSN para ser reconhecido como tal. Assim como o ISBN, é um número reconhecido internacionalmente. De acordo com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, o ISSN:
“É um número padrão composto de oito dígitos, incluindo um dígito verificador e precedido pelo prefixo ISSN, atribuído a uma publicação seriada pela Rede ISSN. O ISSN (International Standard Serial Number) é um número de identificação única, internacionalmente reconhecido para publicações seriadas que, uma vez atribuído, torna-se um atributo individual do título pelo tempo que for editado, sob um determinado título. O ISSN é atribuído por centros nacionais e regionais da rede internacional do ISSN. O sistema de coordenação internacional (ISSN International Centre - ICISSN, Paris) assegura que cada ISSN é único para cada publicação. No Brasil, o ISSN é atribuído pelo Centro Brasileiro do ISSN (CBISSN) sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), que é membro da rede e representante brasileiro junto ao Centro Internacional.”
Exemplo de ISSN: 2595-0630 da Revista Eletrônica da PGE RJ
Entendeu a diferença?
Espero que sim.
Bons estudos e saudações a todos.
Pedro F. A. de Albuquerque
Procurador do Município de João Pessoa, advogado, professor e editor da Juriscoffee
Referência:
INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA, Perguntas frequentes. Disponível em https://cbissn.ibict.br/index.php/perguntas-frequentes#:~:text=12)%20Qual%20a%20diferen%C3%A7a%20entre,recebem%20o%20ISBN%2C%20clique%20aqui
Comments