top of page
Foto do escritorPedro Filipe Araújo de Albuquerque

O personagem de Machado de Assis que estudou na Faculdade de Direito do Recife

Quem gosta de literatura brasileira dificilmente passará por esta vida sem ler as obras de Machado de Assis. Aqui, na Juriscoffee, além de literatura, também se gosta de Direito. O velho Machado conseguiu unir esses dois ingredientes e criou um personagem bastante interessante que estudou na tradicional Faculdade de Direito do Recife e fez parte do enredo do famoso romance “Quincas Borba”. O nome dele é Camacho. Segundo Machado:


Camacho era homem político. Formado em Direito em 1844, pela Faculdade do Recife, voltara para a província natal, onde começou a advogar, mas a advocacia era um pretexto. Já na academia escrevera um jornal político, sem partido definido mas com muitas ideias colhidas aqui e ali, e expostas em estilo meio magro e meio inchado. Pessoa que recolheu esses primeiros frutos de Camacho fez um índice dos seus princípios e aspirações: - ordem pela liberdade, liberdade pela ordem; - a autoridade não pode abusar da lei, sem esbofetear-se a si própria; a vida dos princípios é a necessidade moral das nações novas, como das nações velhas; - dai-me boa política, dar-vos-ei boas finanças (Barão Louis); mergulhemos no Jordão constitucional”.


Eai, gostou do Camacho? Comenta aí suas impressões sobre esse velho personagem da Faculdade de Direito do Recife, atual Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.


*Texto de Pedro Albuquerque, Procurador do Município de João Pessoa, advogado e professor.


136 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page