Essa pergunta sempre aparece, quando o assunto é concurso público organizado pelo Cebraspe. Também já estive diante dela durante a jornada passada e cheguei a uma conclusão.
Façamos uma reflexão de probabilidade. Em uma assertiva V ou F, temos 50% de chance de acertar no chute. Se uma errada anula uma certa, e chutarmos todas as questões da prova, ficaremos com nota zero, tendo em vista que vamos acertar 50% e errar os outros 50%. Isso é o que nos diz a probabilidade.
Essa análise muda se adicionarmos uma variante essencial: o estudo. Quanto mais estudamos, mais reduzimos as chances de erro. Diante disso, ao resolver questões de uma prova, cuja matéria você estudou firmemente, a tendência natural é que você tenha mais de 50% de chance de acertar as questões que você chutar, considerando que seu chute não é totalmente às cegas, mas sim consistem em palpites guiados pelo raciocínio jurídico construído ao longo dos estudos.
Portanto, senhoras e senhores, ainda que uma errada anule uma certa, a probabilidade nos diz que você conseguirá mais pontos marcando tudo do que deixando em branco. Diante disso, a minha opinião quanto à pergunta é marcar todas as questões, sem deixar nada em branco. Essa era a estratégia que eu adotava e que ainda hoje acredito ser a melhor.
Bons estudos!
Pedro F. A. de Albuquerque
Procurador do Município de João Pessoa, advogado e professor
Instagram @ratiodepedro
Comments